Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Estresse mental?

O trabalho pesou e você não está sabendo lidar com isso? Então fique de olho...

Quando os níveis de exigência aumentam, seu esforço psicológico e atenção se tornam excessivos e você percebe que está mentalmente esgotado, o quadro pode ser esse: estresse mental.
Segundo um estudo recente da Universidade de Huelva (UH), na Espanha, o estresse mental está aumentando cada vez mais entre os trabalhadores e a doença – que está ligada às novas tecnologias – é uma das novidades mais recentes na medicina do trabalho. O problema é um transtorno relacionado aos elevados níveis de atenção, concentração e esforço intelectual que o desenvolvimento tecnológico impõe ao trabalhador. Se você se identificou com o problema, fique tranquilo porque existe solução.
“Todos estamos acostumados a viver sobre algum tipo de pressão, o importante é não entrar em curto circuito, quando percebemos que podemos ultrapassar essa linha, temos que dosar, aumentar nosso limite de tolerância ou diminuir o ritmo”, explica Leonard F. Verea, psiquiatra e diretos do Instituto Verea.
Se você acha que pode sofrer (ou sofrerá mais adiante) de estresse mental, preste atenção nas dicas práticas:
1 – Pessoas que trabalham muito, por exemplo, precisam aprender a delegar, por mais que isso também seja uma tarefa difícil
2 – Nunca foque no que não fez e sim naquilo que já foi feito.
3 – Aprenda a priorizar.
Para relaxar durante o expediente:
4 – Já no elevador, faça uma respiração para começar bem o dia. “Inspire fundo pelo nariz por 3 segundos, pressione o diafragma por 2 e expire em 3″, sugere o britânico Andy Puddicombe, instrutor de meditação.
5 – A cadeira que você usa no trabalho pode ser uma boa aliada ou uma terrível inimiga do seu bem-estar – tudo depende de como ela é ajustada. “O ideal é manter os pés no chão e os joelhos flexionados a 90 graus. Apoie a coluna inteira no encosto, mantendo a tela do computador na altura dos olhos e acomodando os cotovelos no mesmo nível do teclado.
6- Fortaleça os sistemas imunológico e digestivo ingerindo líquidos, mel, frutas e iogurtes. “Acrescente fibras ao iogurte, como granola, linhaça ou aveia em flocos”, sugere a nutricionista carioca Cristina Martins.
7 – O sono está atrapalhando seu desempenho? Uma opção para despertar é recorrer às bebidas com cafeína, como café e chá.
8 – A cada 40 ou 60 minutos é importante caminhar um pouco. Vá ao banheiro ou pegue um café. Isso evita que a coluna fique sobrecarregada por períodos longos.
9 – Parece que sua cabeça vai explodir? Faça automassagem. Pressione a região entre o polegar e o indicador de cada mão, de 1 a 3 minutos, alternando alguns segundos entre pressão forte e leve. “O estímulo desse ponto é indicado para a dor de cabeça frontal e outros incômodos na região da face, como sinusite e rinite”, explica o acupunturista Reginaldo de Carvalho Silva Filho, de São Paulo. Para as dores que parecem pulsar dentro da cabeça, massageie a depressão que existe ao lado do canto de cada olho por 1 a 3 minutos. Repita duas ou três vezes ao dia.
10 – Flertar no trabalho pode alterar suas condições físicas. Uma pesquisa da Universidade de Washington (EUA) constatou que 2 minutos de provocações no escritório promovem glóbulos brancos, os responsáveis por defender o corpo contra micro-organismos causadores de doenças. Ou seja, você fica mais forte e resistente aos vírus e bactérias que circulam no ambiente.
11- Mesmo que a hora de ir embora seja o único momento realmente feliz do dia, rir é uma prática que você deve adotar ao longo do expediente. Pesquisadores da Universidade de Loma Linda (EUA) descobriram que o corpo responde ao riso diminuindo a pressão arterial.

FONTE MENSHEALTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário