Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

C3 2013

Citroën C3
Deve existir algum gene no sangue dos franceses que encanta as mulheres. Seja pela afeição à moda ou pelo sotaque peculiar, alguns dos maiores galãs do cinema europeu nasceram na terra da Torre Eiffel. No mundo dos carros, o papel de conquistador sempre coube ao C3. O conteúdo generoso e especialmente o design moderno o transformaram no queridinho da mulherada. O efeito colateral surgiu na aversão dos homens frente ao carro, considerado por eles feminino demais.

É justamente esta imagem que a Citroën quer apagar com a nova geração do C3. Embora pareça praticamente idêntico ao modelo europeu, o modelo ganhou um tempero brasileiro. Faça uma busca no Google pelo C3 francês e veja as diferenças: a dianteira tem uma grade exclusiva - parecida com a do Aircross - e luzes de iluminação diurna com LEDs. O estilo lembra o descolado DS3, principalmente no formato dos faróis. Atrás, as lanternas em formato de bumerangue invadem a tampa do porta-malas. O novo C3 até cresceu para conquistar novos fãs: está 9,4 centímetros mais comprido e 4,1 centímetros mais largo.

Quem entrar no novo C3 pode achar que está dentro de outro carro. Saídas de ar-condicionado, volante, quadro de instrumentos, bancos e comandos do ar-condicionado foram emprestados da minivan C3 Picasso. Exclusividade do C3 é o interessante para-brisa (opcional) Zenith, oferecido a partir da versão Tendence e que se estende até a cabeça dos passageiros da frente. Segundo a montadora, ele aumenta o campo de visão vertical da frente em mais de 80 graus ante os para-brisas convencionais. Se o sol estiver forte demais, não precisa esquentar a cabeça: basta puxar a cobertura retrátil para diminuir a incidência de luz dentro do carro.

No lugar do antigo motor 1.4, a Citroën optou por um 1.5 flex de até 93 cv. A outra opção é o conjunto 1.6 de 122 cv com etanol e 115 cv com gasolina, equipado com o sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho de partida a frio. A opção mais potente vem acompanhada da transmissão automática AT8, com a possibilidade de realizar trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante.

A gama de versões também mudou: em vez de GLX e Exclusive, agora a linha C3 é composta pelas configurações Origine (básica), Tendance (intermediária) e a top Exclusive. Todas as opções oferecem airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, freios ABS e cintos de três pontos para todos os passageiros de trás. A versão Origine sai por R$ 39.990, enquanto a configuração Tendance custa R$ 43.990. Já a versão Exclusive tem preço sugerido de R$ 49.990 com câmbio manual e R$ 53.990 com câmbio automático.

Como um jovem rapaz que chega à idade adulta, o tempo só fez bem ao C3. Mais maduro e inteligente, ele joga todo seu charme para manter suas fãs e conquistar novos admiradores. E é bom a Citroën se cuidar, até porque a concorrência - inclusive os novatos Chevrolet Sonic e Ford New Fiesta - está de olho no fã-clube deste carismático franco-brasileiro.
Veja a tabela de preços do novo Citroën C3:
Citroën C3 Origine 1.5: R$ 39.990
Citroën C3 Tendance 1.5: R$ 43.990
Citroën C3 Exclusive 1.6 16V (mec.): R$ 49.990
Citroën C3 Exclusive 1.6 16V (aut.): R$ 53.990

Nenhum comentário:

Postar um comentário