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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fiat Punto



Fiat Punto

O Punto surgiu por aqui em 2007 (já modelo 2008) para brigar no então disputado segmento de compactos premium, caracterizados pelo bom acabamento e diversos itens de conveniência e segurança. A seu favor, apresentava virtudes que já faziam dele um sucesso na Europa - e o sucesso se repetiu no Brasil. Obra de Giorgetto Giugiaro, seu design era aclamado por todos. Em movimento, o Punto agradava pela direção rápida e pelo rodar neutro e confortável, resultado da elevada rigidez do monobloco e do ótimo acerto de suspensão. O acabamento não era luxuoso, mas estava um degrau acima do padrão da família Palio.

Quatro versões foram oferecidas na estreia: 1.4, 1.4 ELX (85/86 cv), 1.8 HLX e 1.8 Sporting (113/115 cv). A básica é a menos indicada para a compra nesse segmento: só tem direção hidráulica, computador de bordo, conta-giros, banco com regulagem de altura e travas e vidros dianteiros elétricos. Ar-condicionado, só na 1.4 ELX, que oferece ainda faróis de neblina e volante com regulagem de altura e profundidade. Vale a pena priorizar opcionais como o High Safety Drive (airbag duplo e ABS) e o Blue&Me, que permite usar celular e rádio com comandos de voz.

Os 1.8 oferecem desempenho melhor, além de opcionais exclusivos: ar digital e seis airbags. O Sporting traz visual mais nervoso, com cintos de segurança vermelhos, volante de couro, pedaleiras e estofamento esportivos, faróis com máscara negra, saias laterais, aerofólio e rodas aro 16. Para quem achava pouco, em 2009 viria o T-Jet, com motor 1.4 turbo de 152 cv (só a gasolina). Nesse ano foram feitas pequenas alterações, como o tanque, que cresceu de 48 para 60 litros. Em 2010, ELX e HLX viraram Attractive e Essence e o 1.8 deu lugar ao Fiat E.torQ 1.6 16V (115/117 cv) e 1.8 16V (130/132 cv).

Na nossa frota de Longa Duração, ele foi aprovadocom ressalvas, graças à perda de compressão nos cilindros ocasionada por carbonização e outros pequenos problemas causados pelo mau atendimento da rede. Poderia ter feito até mais sucesso se tivesse um pósvenda que soubesse lidar com deslizes de qualidade que surgiram (veja em Onde o Bicho Pega).


ONDE O BICHO PEGA


Evite a versão de entrada com motor 1.4: nela o ar-condicionado não era oferecido nem como opcional, o que faz dela um grande mico na hora da revenda.


NÓS DISSEMOS
Setembro de 2007




>> Confira na edição
"Ao volante, o Punto é um autêntico Fiat, no padrão de acabamento, no comportamento e até no cheiro de carro novo que impregna a cabine. No trânsito, sua suspensão é macia como a de um Siena. A direção é rápida, ainda que um pouco pesada nas manobras de estacionamento.(...) Na pista de testes, o Punto se revelou bem mais divertido que os irmãos. isso porque ele é mais bem assentado que o Palio (por causa das maiores bitolas dianteira e traseira e dos pneus aro 15, no lugar de 14) e tem centro de gravidade mais baixo que o Stilo (que é mais alto e pesado). O Punto apresentou ótima dirigibilidade, mantendo-se sob controle mesmo quando provocado."


PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)


1.4 ELX


2008: 29 985
2009: 31 672
2010: 33 520
2011: 34 960

1.8 Sporting

2008: 36 560
2009: 38 245
2010: 42 360
2011: 44 215


PREÇO DAS PEÇAS

Amortecedor dianteiro (cada um)
Original: 234
Paralelo: 250

Pastilhas dianteiras (jogo)

Original: 246
Paralelo: 70

Farol dianteiro comum (cada um)

Original: 422
Paralelo: 397

Lanternas traseira

Original: 196
Paralelo: 180

Para-choque dianteiro

Original: 576
Paralelo: 300


PENSE TAMBÉM EM UM…



Ele já tem dez anos de carreira, mas estava tão à frente de seu tempo quando chegou ao Mercado que ainda hoje mantém uma legião de admiradores. O Polo mudou muito pouco, mas manteve suas principais virtudes: o motor 1.6 é esperto e o câmbio curto garante a vivacidade do pequeno VW no trânsito urbano. A rigidez torcional e o acabamento são parelhos aos do Punto, o que garante ótima dirigibilidade e elevada sensação de qualidade. Sua manutenção é fácil, devido também à enorme rede de concessionárias, e ainda oferece a versão GT, equipada com o tradicional motor 2.0 de 116 cv.


ONDE O BICHO PEGA




Espelhos retrovisores

Verifique se as lentes estão firmes e se as capas estão bem encaixadas. Nas primeiras unidades era comum a queda das duas peças, que só foi solucionada com a fixação por cola.

Para-choque
Carros expostos ao sol apresentam dilatação excessive entre o para-choque e a carroceria. Vale a pena exigir a troca das capas do para-choque se o veículo ainda estiver coberto pela garantia.

Vidros elétricos
Certifique-se de que eles operam silenciosamente. Se o acionamento for barulhento, peça um desconto: cada máquina de vidro não sai por menos de 200 reais.

Tampa do tanque
Problema crônico, a tampa do bocal fica presa e/ou não fecha direito. É causado por uma falha de projeto do mecanismo e só pode ser solucionado com a troca da tampa, por 150 reais.

Porta-luvas
Outro defeito crônico: a tampa do porta-trecos superior não fecha ou fecha com dificuldade. Uma tampa nova custa cerca de 90 reais.

Motor
O 1.8 Powertrain, da GM, pode apresentar falhas, devido a um defeito no potenciômetro que aciona o corpo de borboleta. Muitas peças foram trocadas em garantia, mas quem não conseguir terá de gastar 200 reais na peça nova.

Cinto traseiro

Houve um recall dos Punto fabricados em 2007 para a troca do fecho do cinto central no banco traseiro. Certifique-se de que o reparo foi realizado.


A VOZ DO DONO




"Um carro muito gostoso de dirigir, com respostas imediatas do motor. Silencioso e estável, transmite segurança e oferece consumo de combustível compatível com o desempenho. Nunca apresentou nenhum problema em três anos de uso. A única ressalva fica para o espaço do banco traseiro, um pouco limitado."

Luis Roberto Silva, 52 anos, representante comercial, São Paulo (SP)


O QUE EU ADORO


"O que mais me agrada é o acabamento interno (o melhor entre todos os Fiat) e a relação entre conforto e estabilidade: o rodar é suave sem ser molenga, firme nas curvas."

Felipe de Lima Lara, 32 anos, policial civil, Piracicaba (SP)


O QUE EU ODEIO

"O banco e a tampa do porta-luvas fazem barulho em lombadas. E a tampa do bocal do tanque às vezes emperra, defeito que meu Punto anterior também tinha."

FONTE 4 RODAS

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