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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chevrolet Classic

Chevrolet Classic
Seria ótimo se todas as famílias tivessem um pequeno popular para as tarefas diárias e um carro maior e mais potente para encarar as estradas nos fins de semana. Mas em geral as restrições orçamentárias fazem com que elas optem por um único veículo, capaz de combinar as duas necessidades. É sob esse ponto de vista que o Chevrolet Classic se destaca.

Versátil, há dez anos o sedã cumpre bem o papel de veículo urbano e estradeiro: o porta-malas acomoda 390 litros, mas não atrapalha na hora de estacionar. O entre-eixos de 2,44 metros oferece espaço apenas adequado a quatro adultos de estatura média, mas o acabamento interno é dos melhores: está um degrau acima dos outros populares mais baratos.

Lançado em 2002 como Corsa Classic, tinha motor 1.0 (60 cv) ou 1.6 (92 cv), mas em 2003 recebeu o 1.0 VHC (70 cv), de bom desempenho e consumo adequado, apesar de ruidoso. Tornou-se flex em 2005 (72/70 cv) e recebeu melhorias em 2009, quando foi rebatizado de VHC E (78/77 cv). O 1.6 a gasolina saiu de linha no final de 2006.

Robusto e confiável, o Classic também é amigo do bolso na hora da manutenção: motor, câmbio, suspensões e freios são velhos conhecidos das oficinas, o que facilita e barateia qualquer reparo. O custo de peças também é baixo e elas são facilmente encontradas na enorme rede da GM. Para comprar o Classic ideal, preste atenção nas versões: a básica é a Life, que trazia como opcionais só ar quente, protetor de cárter e ar-condicionado. A Spirit vinha com direção hidráulica de série e a top Super acrescentava espelhos, frisos e maçanetas da cor do carro, CD player, vidros e travas elétricos, alarme e tapetes de borracha. O modelo foi reestilizado em 2010, com novos faróis, grade e lanternas, e era oferecido só na versão LS, com vários pacotes de opcionais.

Ao menos todos têm painel completo - contagiros, termômetro da água, relógio digital e hodômetro total e parcial. Mas o Classic peca pela idade do projeto: desenho antiquado, ergonomia deficiente e não há opção de airbag, ABS nem encosto de cabeça e cinto de três pontos para o quinto passageiro.


FUJA DA ROUBADA


O VHC a gasoline (fabricado até 2005) sofre de ruídos crônicos no motor, culpa do combustível de má qualidade ou falhas nos pistões, defeito constatado pela fábrica. Na dúvida, descarte o veículo avaliado.


NÓS DISSEMOS
Maio de 2010




>> Confira na edição
"O quadro de instrumentos é completo mesmo na configuração mais simples, com direito a conta-giros e termômetro de água, itens raros entre os populares. A idade avançada do projeto tem prós e contras: o acabamento geral é maduro, de boa qualidade, mas o ‘clima’ da cabine impõe ao motorista uma viagem ao início dos anos 90. (...) Três pessoas atrás e muita bagagem no porta-malas? Isso não é com ele. (...) O motor 1.0 VHC E é o melhor do segmento. Ágil, ele dá um banho na concorrência nas provas de aceleração e de retomada de velocidade e fica na média em consumo urbano - na estrada, porém, é o mais beberrão da turma."


PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)


VHC

2003: 16 168
2004: 16 982
2005: 18 840
2006: -
2007: -
2008: -

Life flex

2003: -
2004: -
2005: 17 400
2006: 18 302
2007: 18 994
2008: 19 998


PREÇO DAS PEÇAS


Amortecedor dianteiro (cada um)
Original: 245
Paralelo: 230

Pastilhas dianteiras (jogo)

Original: 118
Paralelo: 45

Farol dianteiro comum (cada um)

Original: 332
Paralelo: 130

Para-choque dianteiro

Original: 325
Paralelo: 215

Kit de embreagem
Original: 382
Paralelo: 220


PENSE TAMBÉM EM UM
Renault Logan




Seus filhos estão crescidos e você pretende cair na estrada? Nesse caso, vale a pena gastar um pouco mais e levar um Logan para casa: o longo entre-eixos (2,63 metros, maior que o do Toyota Corolla) é garantia de conforto para até cinco ocupantes, e o porta-malas de 510 litros é o maior do segmento. As 16 válvulas do motor de 1 litro não fazem milagres, mas dão conta de manter o embalo na estrada. A favor do Logan também está o projeto mais moderno, que se reflete na segurança: além da maior rigidez estrutural, ele oferece freios ABS e airbag duplo como opcionais.


ONDE O BICHO PEGA




Correia dentada

O motor VHC não admite descuidos com o estado da correia dentada e do tensionador. Seu rompimento provocará atropelamento das válvulas, exigindo uma cara retífica. Sai mais barato prevenir, gastando cerca de 200 reais entre peça e mão de obra.

Comando de válvulas
Nos Classic fabricados até 2009, o comando atuava diretamente sobre os balancins, provocando desgaste dos cames e comprometendo o levante das válvulas. Leve o veículo a uma oficina de confiança e peça uma avaliação da compressão dos cilindros antes da compra.

Buchas do trambulador
Até 2004, a caixa de marchas usava o tradicional sistema de varão. Com o desgaste das buchas do trambulador, a seleção dos canais da alavanca fica comprometida. O reparo custa em torno de 40 reais.

Infiltração de água
Pode ocorrer por três motivos: falha nas borrachas de vedação das portas, dreno do ar-condicionado entupido ou vazamento no ar quente. Nos dois últimos casos, o conserto pode ser feito em loja de ar-condicionado, com o custo indo de 50 a 200 reais.

Aterramento

Problema crônico da linha GM, o aterramento é falho e, por isso, a corrente acaba fluindo pelo módulo de injeção ou pela bomba elétrica, queimando seus chicotes. O ideal é pedir uma revisão a um bom autoelétrico.


A VOZ DO DONO




"Único popular com bom acabamento, ele é econômico sem sacrificar o desempenho. Encara cidade e estrada com valentia, porém falta o isolamento acústico para conter o barulho a 120 km/h. Seu custo-benefício é ótimo e o gasto com manutenção é baixo, mas cuidado com a rede, que teima em sugerir serviços desnecessários."

Renata Lenzi Meirelles, 30 anos, assistente administrativa, São Paulo (SP)

O QUE EU ADORO

"Vivo na estrada, então a simplicidade mecânica é essencial. Ele agrada na disposição do motor, no câmbio de engate macio e preciso e na robustez da suspensão."

Francisco André Mendes Júnior, 28 anos, consultor, Campo Mourão (PR)


O QUE EU ODEIO


"Meu carro apresentou queda no desempenho e um problema crônico de aterramento, que arria a bateria e causa panes. E nenhuma autorizada resolve."

FONTE 4 RODAS

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