
São Paulo — Se já havia poucas dúvidas de que o iPhone 5 terá tela maior e mais alongada que a do modelo atual, agora a certeza se tornou maior. A dica sobre o novo formato da tela estava escondida na versão preliminar do iOS 6, nova edição do sistema operacional móvel da Apple.
O iOS 6, que deve estrear no iPhone 5, traz embutida a capacidade de exibir uma fileira extra de ícones – desde que a tela seja maior que a atual. O pessoal do site 9to5mac descobriu que a fileira adicional só aparece quando a tela tem resolução de exatamente 640 x 1.136 pixels. Essa é a resolução da tela do iPhone 5 que vinha sendo divulgada.
Com essa contagem de pixels, o iPhone 5 terá tela de aproximadamente 4 polegadas. Ela terá a mesma largura da atual, que também tem 640 pixels. Mas tanto o iPhone 4 como o 4S têm tela com 960 pixels de altura. Com 176 pixels a mais de altura, a tela do iPhone 5 terá proporção 16:9, como um televisor de alta resolução.
Nessa tela, a página inicial do iPhone vai exibir cinco fileiras de ícones, em vez das quatro visíveis nos modelos atuais do smartphone. Para descobrir isso, o pessoal do 9to5mac mexeu no simulador de iPhone que é parte do kit de desenvolvimento de aplicativos da Apple. O software foi levado a simular uma tela de 640 x 1.136 pixels, um tamanho inexistente na linha atual de produtos da Apple.
O iPhone 5 deve ser anunciado no dia 12 de setembro. Suas vendas, nos Estados Unidos, devem começar no dia 21 de setembro. A chegada ao Brasil está prevista para novembro. Além da tela maior, o iPhone 5 deve trazer, como novidade, um novo conector de dados, menor que o atual. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis.
O cartão da operadora será menor, no novo formato nano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone. O iPhone 5 também deve trazer suporte a redes celulares 4G LTE e conexão sem fio NFC – dois itens já presentes em concorrentes como o Galaxy S III, da Samsung. O que não se sabe, ainda, é como o novo smartphone da Apple vai se chamar. Embora muita gente se refira ao aparelho como iPhone 5, não há nenhum indício concreto de que seja esse o nome real.
iPad mini
Até agora, pelo que sabemos, ninguém descobriu nenhuma outra resolução de tela nova no iOS 6. Isso sugere que o iPad mini, com tela de 7,85 polegadas, deverá ter a mesma resolução do iPad 2, 1.024 × 768 pixels. Outra opção seria ele usar a resolução do novo iPad, de 2.048 × 1.536. Mas uma tela com densidade de pixels tão alta seria cara e poderia trazer dificuldades técnicas na fabricação. Assim, 1.024 × 768 pixels é uma aposta mais segura.
As evidências de que a Apple desenvolve um modelo menor do iPad são muitas e deixam pouca margem para dúvidas. Mas é pouco provável que esse tablet seja apresentado junto com o iPhone 5, em 12 de setembro. É mais provável que a Apple deixe para revelá-lo num evento posterior, que pode acontecer em novembro. Mas há chances de que a empresa anuncie, com o iPhone 5, novos modelos do iPod touch e do iPod nano. Também é possível que a Apple renove o novo iPad, de 9,7 polegadas.
Fonte: Exame PME
Nenhum comentário:
Postar um comentário