Com a temperatura mais baixa, as glândulas sebáceas (que produzem gordura) e as glândulas sudoríparas (que produzem suor) são menos estimuladas. Daí, a pele fica ressecada, podendo descamar. Além disso, o ar seco pode roubar umidade e desvitalizar as células da pele: a água distribui nutrientes entre elas. Não é sem motivo que, no frio, a pele ganha um aspecto envelhecido e parece flácida.
Em regiões onde a temperatura cai abaixo de 10ºC, áreas sensíveis, como o contorno dos olhos e os lábios, podem ser prejudicadas. Nesses pontos, a pele é mais fina e menos irrigada, o que a torna mais vulnerável.
E o que você pode fazer para se livrar do problema?
1 – Use produtos de barbear que sejam mais hidratantes, à base de aloe vera, vitamina E e minerais. Troque a espuma de barba por um creme de barbear e substitua o gel pós-barba por uma emulsão.
2 – Lave o rosto. Não adianta hidratar a pele se ela estiver suja, pois dessa forma o hidratante não é absorvido. Pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite), lave bem o rosto e só depois aplique o hidratante.
3 – No decorrer do dia, aplique bastões de hidratação nos lábios para evitar fissuras. E hidratantes específicos ao redor dos olhos. Sim, existem produtos para essa área.
4 – Cuidado na hora de fazer a barba. O produto de barbear precisa ser adequado ao seu tipo de pele. Quem tem tendência à oleosidade deve escolher os géis. Se você tem pele seca, opte por cremes e loções cremosas. Produto pós-barba: esqueça aquela marca ardida que seu avô usava. O pós-barba moderno acalma a pele e devolve a camada de proteção gordurosa retirada pela lâmina. Na sua composição, ingredientes repõem o filme protetor da pele. Se ela é oleosa, fique com as loções aquosas ou os bálsamos. Já os homens de pele seca devem optar por loção cremosa.

FONTE MENSHEALTH